Conheça o projeto

A proposta de um curso EaD preparatório para o exame de classificação dos cursos Técnicos Integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), surgiu durante a pesquisa de Mestrado “As trajetórias entre o ensino fundamental e o ensino médio na voz dos adolescentes: em busca de um diálogo com a educação profissional”.

Os participantes da pesquisa – estudantes do 9º ano do ensino fundamental – sugeriram como uma necessidade nessa etapa da trajetória escolar, ter um espaço de estudos para o exame de classificação para cursos Técnicos Integrados ao ensino médio do IFSC, que será realizada no dia 25 de novembro de 2018. Sendo assim, colaboraram na seleção das videoaulas e dos exercícios de fixação.

Com o desenvolvimento do site pelo Designer Pedro Momm da Costa, elaboramos essa proposta de curso, para que estudantes de todo o estado de Santa Catarina, interessados em ingressar em curso Técnico Integrado, possam ter um roteiro de estudos, com videoaulas, questões, fórum de discussão e simulados dos conteúdos programáticos para a prova.

O objetivo desse curso é proporcionar um espaço aberto e gratuito de informações destinadas ao exame de classificação dos Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio do IFSC.

Trata-se de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Faz parte das exigências do mestrado profissional a elaboração de um produto educacional, sendo assim, esse site e seu material é o produto educacional dessa pesquisa de mestrado. O material aqui apresentado foi compilado e adaptado a partir de informações retiradas da internet, com vistas a atender a sequência dos conteúdos exigidos no edital de ingresso.

Sobre os direitos autorais:

  • Os simulados foram criados a partir das provas disponibilizadas no site do IFSC. Para acessar as originais clique aqui.
  • Os vídeos foram selecionados do youtube. No próprio vídeo é possível ser direcionado para o canal do qual foi retirado.
  • As questões foram adaptadas ou retiradas de sites da internet, sendo as fontes utilizadas, citadas junto às questões.

 

Mestranda: Mirelle Cândido Vecchietti

Orientadora: Profª. Dra. Maria dos Anjos Lopes Viella

Mestrado em andamento, com previsão de término em julho de 2019.